Planetas retrógrados em 2017
- Valeria Petersen
- 25 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Cinco minutos antes da meia-noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro, geralmente fazemos uma retrospectiva no ano que passou e começamos um verdadeiro balanço mental de tudo o que aconteceu. Lembranças de coisas positivas, outras nem tanto e começamos a lista de realizações para o ano novo que se aproxima. “Fez a sua lista? Tá tudo certo”? Essa é a pergunta que Mercúrio vem nos fazer ao pé do ouvido a partir de hoje até 25 de janeiro. Mercúrio estacionou ontem e hoje inicia seu movimento de retrogradação, que nada mais é que o movimento aparente que o planeta faz visto da Terra. Quando a Terra avança com mais velocidade que um planeta (do ponto de vista da Terra), esse planeta parece “andar” para trás.
Astrologicamente quando os planetas se encontram retrógrados, os assuntos relacionados a eles sofrem algum tipo de revisão e atraso. Quando Mercúrio está retrógrado, por exemplo, ruídos de comunicação acontecem, computadores começam a se comportar mal, coisas são perdidas e encontradas mais tarde e, em seguida, perdidas novamente. Os compromissos são cancelados ou esquecidos. Números errados são digitados. Atrasos interrompem o fluxo normal das coisas. Um segundo pensamento nos leva a duvidar de nossas decisões anteriores e os argumentos entram em erupção.
E aí? Tudo culpa do Mercúrio retrógrado!!!!!!!!
Mas ao invés de culpar o deus da comunicação, negociações, trocas e traslados, que tal aproveitar esse momento para REVER seus planos e verificar se eles são realmente viáveis, examinando com calma todos os detalhes e se eles nos conduzem aonde queremos chegar?
Mercúrio que se encontrava em Aquário, hoje retorna para Capricórnio, onde já estão presentes o poderoso Sol e Plutão em conjunção e agora no próximo dia 9, ainda contaremos com a Lua Nova a 19º de Capricórnio. Esse grande encontro deste sábado, pode ser encarado como uma grande oportunidade para a transformação e mudança. Como Capricórnio é um signo de terra, persistente, bastante objetivo e ambicioso o momento é bacana para fazer planos, principalmente os que solicitam estrutura, seriedade e longo prazo.
Júpiter também ficará retrógrado no dia da lua nova, por isso é muito válido nessa fase reconsiderar, refletir e se necessário, reformular. Principalmente sobre os eventos e situações que se desenvolveram nas 2 a 3 semanas que antecederam a retrogradação. Fazer pesquisas e coletar informações pode ser muito proveitoso, pois podem surgir informações que não estavam claras. Além disso, outra maneira de aproveitar essa energia é ler e aprender o máximo que pudermos. E, se não for possível adiar uma decisão importante, é legal tentar antecipar possíveis problemas que possam surgir, ainda mais, do que costumamos fazer. Não vamos supor que o outro está assumindo a mesma coisa que a gente. O importante é verificar tudo, e estar preparado para surpresas e atrasos. Manter-se flexível, e deixar pelo menos o dobro do tempo para as coisas que achamos que vamos precisar, podem evitar possíveis aborrecimentos. E, para terminar, na mitologia, Mercúrio não foi apenas o deus mensageiro - ele também orientou as almas dos mortos para o submundo de Plutão. Por isso, vamos aproveitar este Mercúrio retrógrado para estimular nossas reflexões mais profundas e que estas sejam capazes de mudar e transformar nossas percepções, experiências pessoais e por que não o mundo que nos cerca.
Mercúrio ficará retrógrado em 2017: de 9 de abril a 3 de maio / de 12 de agosto a 5 de setembro / de 3 a 22 de dezembro
Comentários