Lua Vazia das 15h33 até 20h43 - A escolha é sua
- Valeria Petersen
- 24 de jan. de 2017
- 1 min de leitura

Trilha feita em Machu Picchu - out/2013
Um monge disse:
- Minha mãe é idosa e sou filho único. Ela depende de mim para viver. Seu amor por mim é profundo e meu desejo de cuidar dela também é grande. Assim, estou envolvido com atividades e pessoas mundanas. Com ajuda de outras pessoas, obtendo roupas e alimentos para minha mãe. Se eu abandonar o mundo e for viver numa choupana, minha mãe não sobreviverá um só dia. Ainda assim, é difícil para mim ficar no mundo sem ser capaz de penetrar completamente o Caminho de Buda, pois é meu dever cuidar dela. Se houver alguma razão pela qual eu deva abandoná-la para penetrar o Caminho, que razão seria essa?
O mestre Dogen respondeu:
- Esse é um assunto difícil. Ninguém pode decidir por você. Considere cuidadosamente. Se você verdadeiramente aspira a prática do Caminho de Buda, seria bom criar condições para sua mãe e para você. O que você realmente desejar, obterá.
No conto acima, o monge buscava o Caminho de Buda, mas a sua busca pode ser uma mudança de carreira, uma viagem de mochila ao exterior, fazer aquela especialização que tanto aspira. O caminho verdadeiro é livre! A escolha é sua. Será que é preciso esperar os pais morrerem para se dedicar ao que realmente deseja?
Fonte: 108 contos e parábolas orientais - Monja Coen
Kommentarer