Lua míngua em Áries
- Valeria Petersen
- 2 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Todos os dias leio um livro. Nem que seja um trecho.
É, pois é .. livro. Artigo raro, e que para mim, é insubstituível por uma tela. Livro tem textura, cor, cheiro, forma. Você pode grifar, marcar e pra onde aquelas palavras te levam? Isso é o mais fascinante!
A leitura te abre para outros e novos universos de compreensão e cenários mentais, que sozinhos, não teríamos a possibilidade de trilhar. E o melhor: às vezes, você chega a um lugar, e às vezes, a lugar algum!
Hoje abri um livro de Reflexões e Experiências da Monja Coen. Como a Lua ainda se encontra em Áries e Marte e Urano ainda estão se confrontando nas paradas celestes, procurei algo relacionado com a paciência, calma .. mas, por duas vezes, caí neste texto que é belo e pode te levar para um novo cenário, como a mim, levou.
Take it easy e tenha um lindo dia!
"Na China antiga, houve um abade muito sábio. Pessoas vinham de todas as partes procurá-lo. "Qual a essência dos ensinamentos verdadeiros?" Ele não se cansava de responder:"Tudo o que existe no céu e na Terra é como uma joia arrendondada, sem dentro nem fora. Somos a vida da joia. Não viemos de fora. Não vamos para fora."
Vamos jogar o lixo fora? Fora de onde? Fora de casa. Fora da sua casa é a rua. Fora da rua é no mato, é no mar. A rua, o mato, o mar são a nossa casa. A nossa casa comum, o planeta Terra.
O budismo tibetano explica às crianças que aquela formiguinha ali é sua vovó. "Você gostava da vovó, não gostava?" Logo, não a maltrate. Meio expediente. Compaixão é encontrar meios expedientes. Hoje eu não mato nem mesmo aquelas formiguinhas bem pequenas que surgem na pia. Simplesmente as assopro. Tento não matá-las. Quando acontece, me entristeço. Parece tolice, pois na verdade uma forma de vida vive de outra forma de vida. Mas eu não vivo de formigas. Posso afastá-las.
Da mesma maneira, podemos afastar pensamentos nefastos, ideias obtusas. Basta soprar. Soprar de leve, para não ferir e não assustar".
Comments