top of page

Lua míngua em Capricórnio

  • Foto do escritor: Valeria Petersen
    Valeria Petersen
  • 24 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Numa quarta-feira, em que a Lua míngua em Capricórnio, vale a auto-observação para uma palavra ligada diretamente à este signo chamada RECONHECIMENTO.


O reconhecimento que vem dos outros é algo que deve causar satisfação. Mas acho aprisionante dizer que ser reconhecido é absolutamente necessário. Antes de mais nada, para que buscamos reconhecimento? Ou por que alguém quer ser elogiado pelos outros?


A seguir, um trecho do livro, A coragem de não agradar (Ichiro Kishimi e Fumitake Koga) que aborda esse tema:

"Nos ensinamentos do judaísmo existe um pensamento que diz mais ou menos o seguinte: se você não está vivendo a vida para si, quem vai vivê-la por você? Quando você só busca o reconhecimento alheio e só se preocupa com o julgamento que vão fazer de você, acaba vivendo a vida das outras pessoas.


Ao tentarem obter o reconhecimento dos outros, quase todos enxergam o ato de satisfazer as expectativas alheias como um meio para esse fim. E isso corresponde à corrente de pensamento da educação por recompensa e punição, que prega que a pessoa deve ser elogiada caso realize a ação apropriada.


Se,por exemplo, seu objetivo principal no trabalho é satisfazer as expectativas dos outros, esse trabalho será bem difícil, porque você viverá com medo de que as pessoas estejam observando e terá medo do julgamento delas.


Com isso, vai reprimir sua individualidade. Você pode se surpreender com o que vou dizer, mas quase nenhum dos pacientes que buscam orientação psicológica é egoísta. Pelo contrário: eles estão sofrendo porque tentam satisfazer as expectativas alheias, de seus pais e professores. Por isso, não conseguem se comportar de maneira autocentrada".


"Qualquer pessoa que tenha a mínima consciência da sua individualidade vive movida pelo seu próprio amor, seu próprio trabalho, sem se importar infimamente com o que os outros pensam dele.


E ser uma pessoa que vive em total liberdade, que caminha com os próprios pés, que bebe das próprias fontes, é o que a torna realmente firme, segura. Isso é o começo de seu florescimento máximo como criador". Osho


ALOHA e lindo dia para todos nós!

Comments


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivos
Busca por tema
Siga-me 
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page